
A série trouxe bastante visibilidade para os livros, lançando-os ao primeiro lugar na lista dos mais vendidos da revista Veja, referencia no país para os Best-Sellers.
A história se passa na terra de Westeros, um mundo remanescente da Europa Medieval, dividido em Sete Reinos. Nesta terra, as estações duram eras, gerações, então após um verão intenso, espera-se um inverno rigoroso. Unidos os Sete Reinos formam uma aliança, um só reino, que é mantido em paz a muito tempo. Mas a que preço? A trama se desenrola em três locais: Nos Sete Reinos, Na Muralha, e No Leste.
Nos Sete Reinos é onde ocorrem de fato os jogos de poder, que devem ser ressaltados como um dos pontos altos da série. Você nunca sabe qual clã vencerá o outro, por que todos tem cartas na manga, todos fazem alianças aqui e acolá, todos tem ligações importantes. De tal modo, que o desfecho da série é realmente, um dos mais surpreendentes de todos os tempos. (Diferente das série mais comuns, que você pode ditar o que vai acontecer no fim...) Tudo é retratado com crueza, sem delongas e sem voltas. Rola muita sacanagem, muita violência, mais quem já assistiu alguma outra série da HBO sabe que essa é a marca registrada deles. Porém nada aqui é sem sentido. Uma prostituta pode ser tão importante para a trama quanto uma rainha. Os 4 maiores reinos, chamados aqui de Casas, são: Stark, A Casa Do Lobo, Lannister, A Casa Do Leão, Baretheon, A Casa Do Cervo além da antiga dinastia, destronada pelos outros três, Targaryen, A Casa Do Dragão. (Os mais fodas, me desculpem!) Os Stark são os guardiões no Norte, a região mais fria. Os Lannister são a família mais rica de toda Westeros. Os Baretheon são os atuais governantes, sendo o rei casado com uma Lannister.
No Leste os herdeiros legítimos do Trono de Ferro, (um estiloso trono feito de espadas, forjado pelos Dragões na era em que os mesmos estabeleceram a civilização que hoje eles conhecem como Westeros.) estão exilados no Leste, uma terra separada de Westeros pelo mar. Lá vivem um clã de bárbaros, os chamados Dothraki. O herdeiro em questão, Viserys Targaryen quer formar aliança com eles para retomar o trono que lhe foi tirado. Enquanto sua inocente irmã mais nova, Daenerys Targaryen se vê no meio desse jogo quando seu irmão lhe usa como moeda de troca com os Dothraki. Os Targaryen possuem uma ligação intensa com os Dragões, que foram extintos a muito tempo.
Na Muralha, grande construção de gelo, com centenas de metros de altura, a Patrulha da Noite vigia o reino inteiro. Além dela, fica um mundo selvagem, que foi enterrado com a construção da Muralha. Lá vivem, ou viveram, os Frios, espécie de Zumbis que vivem no gelo, e só podem ser mortos pelo fogo. "Há ali um mal adormecido a mais de mil anos." Para a Patrulha da Noite, são recrutados todo tipo de rejeitados: ladrões, estupradores, assassinos, filhos bastardos, rapazes que se negam a satisfazerem seus Lords, filhos covardes etc... Deserção é crime punível somente com a morte. Porém, o Inverno está chegando, estendendo suas garras sombrias sobre Westeros. E começam a surgir indícios de que esse mal, esquecido pelos poderosos, pode não estar tão adormecido assim.
![]() |
Daenerys Targaryen |
![]() |
Eddard Stark |
![]() |
Robert Baratheon |
![]() |
Cersei Lannister |
O sucesso da primeira temporada já garantiu a segunda, que deve sair no fim do primeiro semestre de 2012. A Game Of Thrones é uma série sim, mas é uma grande superprodução. A HBO investiu pesado em figurino, locações, efeitos especiais, (principalmente os do último episódio...) além de um elenco incrível. Vale destaque para as crianças, muito importantes para a trama. De longe são as melhores em cartaz atualmente. O legal da série e dos livros, da saga em geral, é que o autor toma muito cuidado pra situar bem o leitor no contexto, pra depois inseri-lo na magia e na ação desse mundo.
Segue um trailer da série. Para assistir Online, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário